Roteiro de final de semana – Águas de Lindoia, Monte Sião e Bueno Brandão

Esse é nosso primeiro post de roteiros de finais de semana. Sabe aquela saidinha para escapar da rotina? Pois é, em um final de semana dá para aproveitar bastante coisa, basta se organizar e estar disposto a sair bem cedo!

Planejamos um roteiro por três cidades turísticas e vizinhas, então resolvemos buscar um pouco do que cada uma tem de melhor, passando por dois estados, Bueno Brandão e Monte Sião em Minas Gerais e Águas de Lindoia em São Paulo.

Águas de Lindoia é mundialmente conhecida por suas águas minerais, que inclusive abasteceram a nave norte americana Apolo 11 da NASA quando esta lançou sua missão à lua em 1969. A cidade vive cheia de turistas tanto em busca das águas quanto em busca de seus tradicionais bares. E é por aqui que começamos nossa viagem!

Sábado

Saia logo cedo de casa, para poder chegar a Águas de Lindoia por volta de umas oito, nove horas da manhã. Saindo de São Paulo, por exemplo, a viagem dura em torno de três horas. Chegando, vá direto a praça Adhemar de Barros, que tem um belo lago com pedalinhos e barracas de artesanato, dali sai um trenzinho (carro) que vai a vários pontos turísticos da cidade, como o morro do cruzeiro, e o morro pelado, onde se encontra uma fazenda de mesmo nome que oferece tirolesa, cavalgada e outros atrativos, o trenzinho passa também pelo balneário municipal, onde tem algumas fontes de água, mas esse ponto é só para conhecer mesmo!

Saia de Águas de Lindoia com destino a Monte Sião, são aproximadamente 15 minutos entre uma cidade e outra. Monte Sião também é muito conhecida e requisitada por turistas, principalmente os que gostam de uma comprinha, pois a cidade leva o título de Capital Nacional do Tricô, e não é por menos, dali saem malhas para todo Brasil, as malharias produzem excelentes roupas e praticamente todas tem ao menos uma loja para atender o público. A cidade é muito bem preparada para atender o turista, desde consumistas até aqueles que procuram um tempinho para descanso.

O ponto principal da cidade é a praça Prefeito Mário Zucato, onde se encontram a maioria das lojas e restaurantes. A praça é linda e com incríveis jardins. Em algumas datas a cidade promove eventos que atraem multidões, principalmente no período de lançamento de novas coleções de inverno, auge de vendas nas malharias, então vale conferir o calendário da cidade e aproveitar uma dessas datas para curtir um pouco mais da cidade. Depois de caminhar pela praça e fazer compras dá para aproveitar e passar na fábrica de porcelana, localizada próxima a rodoviária, onde é possível conhecer das peças ou compra-las na loja em anexo.

Agora vem a dúvida!!! Dá para fazer tudo isso em um dia? Pois eu digo que dá!

Organize-se bem e divida o tempo, e claro sem passar horas em lojas. Saindo umas 13:00h – 14:00h de Águas de Lindoia dá tempo de almoçar em um restaurante com comida mineira em Monte Sião e passar um bom tempo visitando as lojas na cidade, se preferir almoçar mais cedo, faça isso em Águas mesmo.

Não se preocupe tanto com o tempo, afinal você está passeando!!!!

Saia no final da tarde de Monte Sião e siga com destino a Ouro Fino, a viagem de Monte Sião a Bueno Brandão dura em torno quarenta minutos e caso o dia ainda esteja claro, é possível dar uma paradinha no trevo de Ouro Fino (cidade as margens da rodovia que leva a Bueno Brandão) para tirar uma foto do Menino da Porteira, um monumento em homenagem a música menino da porteira, eternizada na voz de Sergio Reis.

De Ouro Fino a Bueno Brandão são aproximadamente 20 minutos, então dá para ir com calma!

Chegando em Bueno Brandão é hora de descansar para o próximo dia. Mas você pode estar se perguntando porque pernoitar em Bueno Brandão e não em uma das outras cidade anteriores, mas… é ai que está a “cereja do bolo”. A cidade é pequena e causa aquela primeira impressão de “o que tem pra fazer aqui?”, mas calma, essa cidadezinha é a que mais vai te surpreender, a começar pela hospedagem!

Procure fazer sua reserva no Chalés Bela Vista, que fica a uns dois minutos do centro (de carro). Ao chegar para fazer check-in começa a surpresa, o atendimento é incrível, você é tratado como se te conhecessem a anos. Os quartos são modestos, mas bem limpos e organizados.

Domingo

La vem uma das partes da “cereja do bolo” que eu falei, o café da manhã! Ele é servido a partir das 8:30h, então aproveite para acordar cedo e desfrutar de uma mesa repleta de delicias mineiras sempre fresquinhas, no dia anterior as frutas, como amoras por exemplo, são colhidas e transformadas em geleia, isso mesmo, geleia fresca e orgânica, o pão de queijo sempre saindo quentinho do forno junto com o bolo de cenoura ou de fubá, o café exalando aromas…. hahaha difícil explicar tudo!!!!

Terminando o café é hora de desfrutar da outra parte da “cereja”, as cachoeiras, são mais de trinta espalhadas pela área rural da cidade, e seria necessário um final de semana exclusivo em Bueno Brandão para tentar conhecer todas, então opte por uma bem interessante, como cachoeira Dos Luis, que fica a quinze quilômetros do centro e tem uma ótima estrutura, como restaurante e pratica de esportes de aventura (tirolesa, boia cross e outros). A estrada até lá é de terra, mas muito bem conservada e durante o caminho existem entradas para outras cachoeiras, a maioria fica próxima uma da outra e da para conhecer mais de uma no domingo, dependendo do horário que decidir ir em bora.

Na hora do almoço é possível optar pelo restaurante da cachoeira Dos Luis ou voltar a cidade e apreciar a comida mineira no restaurante Xodó da Serra, simples, barato e boa comida.

Gostou do roteiro?

Então deixe seu “like” no final do post e curta nossa pagina no Facebook (veja nossa pagina clicando aqui)

Ficou alguma duvida? Deixe nos comentários que responderemos com maior prazer.

Conheça também nossos perfis no Instagram: @clicsdeviagens e @clicsdeviagensonboard


Hospedagem recomendada:

Chalés Bela Vista (Veja mais sobre essa hospedagem clicando aqui)
Diárias a partir de R$60,00
Chalés de 2 a 6 hóspedes
e-mail: chalesbelavistamg@gmail.com
Telefone: (12) 99154 – 6822 / (35) 3463-1636 encontre também no Facebook

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.