Qual o risco em viajar para a Colômbia?

Quando se fala em viajar para a Colômbia, logo surge uma piadinha como: “Vai la para buscar droga?”, ou, os menos informados  dirão “vai fazer oque na Colômbia, lá não tem nada!”, mas ambos se enganam, o país  não é um enorme cartel de drogas e nem é um país esquecido e sem atrações turísticas. Mas então será que existe algum risco em viajar para lá?

Toda essa visão caótica que se tem da Colômbia talvez tenha origem no contexto histórico de guerrilhas e de narcotraficantes famosos do país como por exemplo Pablo Escobar, líder do cartel de Medellin e um dos homens mais ricos do mundo na década de 90. As guerrilhas colombianas por muito tempo também espalharam terror pelo país, muitas delas se originaram da revolta com a desigualdade social, acumulo de riquezas e problemas políticos sociais, e talvez a mais emblemática guerrilha do país seja as FARC. Porém, no dia 26 de setembro de 2016, o presidente colombiano Juan Manuel Santos e o numero um das FARC, Rodrigo Londoño Echeverri (Timochenko), assinaram um acordo de paz, pondo fim aos conflitos e firmando o abandono das armas. Os problemas com narcotráfico tomam um rumo para serem solucionados, visto que as FARC é um dos atuais grupos de tráfico mais fortes do país.

Embora tenham havido inúmeros conflitos civis no país, hoje a Colômbia é um lugar seguro para se viajar, em Cartagena das Indias por exemplo, uma das principais cidades turísticas do país, a policia e o exercito estão espalhados por todas esquinas e rodovias, a cidade de Medellin, onde antes era um dos locais mais conflituosos do país hoje oferece as dependências das antigas propriedades de Pablo Escobar como pontos turísticos, a capital Bogotá com sua arquitetura e seus museus nem parece ter passado por um longo período de ataques terroristas e guerras civis. Contudo, não é que não haja nenhum perigo no país, mas os problemas existentes hoje na Colômbia, são os mesmo existentes em qualquer parte do mundo, como roubos, assaltos, entre outros tantos que ja estamos acostumados também aqui no Brasil, e a unica parte ainda temida no país é a fronteira com o Panamá em uma região de floresta, então aqueles que pretendem atravessar de carro as Américas a sugestão é mandar o carro de navio para o Panamá e atravessar de avião, evitando esse território, até porque não existem estradas ligando os dois países, segundo o blog Vira Volta.

As cidades turísticas mais conhecidas na Colômbia são Cartagena de Indias, Bogotá, Medellin, Cali, Santa Marta, Providencia e San Andres.

A Colômbia é um país lindo, cheio de atrações, cheio de história, com um povo extremamente simpático e prestativo, com prais caribenhas incríveis,  então, o único risco que se corre na Colômbia muito provavelmente é de querer ficar por lá, ou como dizem os colombianos, “El riesgo es que te quieras quedar“.

Seguro viagem america do sul 200x200

Dados:
Passaporte: Pode ser passaporte ou documento de identidade (Rg) dentro da validade
Carteira de vacina internacional: atualmente não é exigido, mas é aconselhável sempre verificar com a ANVISA
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso colombiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.