Dólar, euro, peso ou real, qual moeda levar na viagem?

Dolar, euro, libra, peso, real…
Uma das maiores dúvidas que surgem na hora de viajar, é qual moeda levar. O câmbio é sempre um assunto de grande relevância, então, superficialmente posso dizer que para a maioria dos lugares compensa levar o dólar, porque é bem aceito e geralmente tem uma cotação razoável, porém existem diversos outros fatores a considerar.

Nos países da América do Sul o real também é bem aceito, no entanto, muitas vezes ainda compensa levar dólar, embora tenha-se que fazer dois câmbios, trocar o real por dólares aqui no Brasil e depois trocar o dólar pela moeda local no país de destino.

Mas como saber o que é melhor? Fácil… Usando a boa e velha matemática!

Primeiro precisa-se saber qual a cotação do dólar aqui no Brasil, e depois qual a cotação do dólar e do real no país de destino, e enfim fazer as contas!

Vou dar um exemplo do Chile, que geralmente as pessoas levam o real, por ser bem aceito e por não ter que se preocupar em fazer cambio aqui no Brasil.

Exemplo!!!!!

1º Vamos supor que aqui no Brasil o dólar esteja sendo vendido a R$3,38 (1 dólar = 3,38 reais)

2º O dólar no Chile esteja sendo comprado a 660 pesos chilenos (1dólar = 660 pesos)

Logo, se pagarmos em 1 dólar, 3,38 reais, significa que 3,38 reais é igual a 660 pesos chilenos, então podemos dividir o valor de peso chileno pelo valor do real, assim teremos quanto vale um real em pesos chilenos.

Nesse exemplo temos que 1 real vale 195,26 pesos.

Agora é preciso saber quanto está sendo compra o real la no Chile.
Vamos supor que esteja sendo comprado a 180 pesos chilenos. Ou seja 1 real vale 180 pesos.
Então ja temos o que compensa mais para levar, nesse caso o dólar!

Outra conta que pode ser feita é considerando quanto você vai trocar. Vamos supor que você vá trocar 1300,00 reais aqui no Brasil em dólares e depois pegar esses dólares e comprar peso no Chile, outro exemplo é você levar esse mesmo valor para o Chile em reais e trocar por pesos.

Agora… aonde posso encontrar a cotação do país desejado?

Várias agencias de viagens podem ajudar nesse ponto, ou é possível pesquisar direto no site de casas de câmbio do país, mandar e-mail, mensagem de whatsapp ou mesmo telefonar.

Não faça sua cotação pelas casas de câmbio aqui do Brasil, pois a cotação aqui é totalmente diferente de lá.

Caso ainda hajam duvidas deixem nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.