Cinco atrações imperdíveis em Cartagena das Indias

Cartagena das Indias é atualmente a cidade mais visitada da Colômbia, e vem se tornando a queridinha de todos que a conhecem. Não é por menos, Cartagena possui um clima diferente e encantador, começa pela população que se mostra extremamente receptiva, a cidade murada com seus charmes característicos, o ritmo caribenho da salsa em bares e restaurantes que é contagiante e claro, a magnífica história da cidade que deslumbra a todos, e não para por ai, já que a cidade conta também com diversos atrativos turísticos que deixam qualquer um boquiaberto.

Separamos dentre os diversos atrativos, cinco que mais gostamos, não que os outros não tenham nos agradado, mas esses são os melhores na nossa opinião e imprescindíveis para você incluir no seu roteiro.

1º Passeio de Chiva

Chiva é o nome dado a uma espécie de ônibus turístico característico de Cartagena, na realidade é um caminhão adaptado (bem rustico) para transporte de turistas. Os passeios podem ser comprados em vários pontos da cidade, e assim como outros tours, algum vendedor vai te abordar oferecendo, e os preços não variam na maioria das vezes.

O passeio começa por Boca Grande, um bairro turístico beira mar ( lembrando que, para ver o mar caribenho é preciso ir as ilhas próximas a Cartagena). Depois de rodar bastante pelo bairro e captar mais turistas, a Chiva segue para o monumento a Los Zapatos Viejos, que sempre está lotado de gente tirando fotos e que na realidade dá para passar despercebido, dessa pracinha onde se encontra o monumento é possível avistar o Castillo de San Felipe de Barajas no alto de um morro e é lá a próxima parada da Chiva. O guia da Chiva fornece os detalhes desse castelo no local e acompanha os visitantes pelos túneis subterrâneos, quando se visita o Castillo com a Chiva não é preciso pagar entrada nem guia.

Depois de sair do Castillo, o tour segue ao Convento de La Popa, o ponto mais alto da cidade, o local é um antigo convento construído no século XVII e que guarda boas histórias e superstições. A área externa do convento permite uma vista panorâmica e linda de toda cidade, o prédio é bem bonito e todo florido. Por fim o passeio segue ao seu último destino, Las Bovedas, uma antiga construção do período colonial que atualmente serve como espaço comercial a pequenas lojinhas de artesanato, lembrancinhas e outros pequenos objetos, mas não se encante, os preços ali geralmente são superiores aos encontrados em outras partes da cidade.

Para os baladeiros… Após escurecer e acabar todos os passeios turísticos, a Chiva se transforma, passa de Chiva turística para Chiva Rumbera, e sai pelas ruas da cidade agregando turistas para curtir uma balada itinerante ao som dos ritmos mais tocados na Colômbia e no mundo.

2º Museu da Inquisição

Um dos países com maior severidade na inquisição era a Espanha, e durante o período em que colonizou a América instaurou em Cartagena o Tribunal do Santo Ofício, para julgar, torturar e condenar cidadãos por atos de bruxaria, heresia entre outros. Os instrumento utilizados para tortura estão hoje em exposição no palácio que serviu de sede para o tribunal, aconselhamos contratar um dos guias que ficam na entrada para contar todas as histórias do lugar e explicar para que servia cada objeto. Dica: pergunte o valor do guia, pois cada um cobra como quer e os preços variam muito… muito mesmo! No piso superior existe uma exposição sobre a história de Cartagena e alguns quadros  e maquetes explicativos, o guia da cada detalhe das invasões da cidade e da finalidade de cada construção erguida no período colonial.

Seguro viagem america do sul 320x50

3º Castillo San Felipe de Barajas

O Castillo de San Felipe de Barajas é sem dúvida o atrativo mais interessante de Cartagena e é considerado uma das sete maravilhas da Colômbia. O Castillo (castelo) é uma fortaleza, construída pelos espanhóis no ano de 1657 para defender a cidade dos ataques de piratas e nações rivais vindos por terra, que tentavam invadir a cidade, devido a importância econômica e militar que Cartagena desempenhava na época.

O castelo conta com uma vista incrível da cidade e túneis estrategicamente posicionados para auxiliar a defesa do local no período de dominação espanhola, cada detalhe da construção foi pensado para garantir a vitória dos ocupantes da fortaleza.

O tour pode ser feito com um guia local, sozinho ou com o city tour de Chiva,  esse último também passa por outros locais. Nossa dica é ir por conta própria, para ter mais tempo de observar cada detalhe e tirar muitas fotos.

Valor da entrada: 25.000 pesos colombianos

Dicas: Passe muito protetor solar, leve água, vá de taxi (super barato na Colômbia).

4º Oceanário e Playa Blanca

O oceanário faz parte do arquipélago del Rosário, e o único  meio de chegar até lá (pelo menos para os turistas) é com os passeios de lancha, que saem do cais (Muelle) pela manhã. Os passeios de lancha são vendidos em vários locais na cidade, os vendedores te abordam o tempo todo oferecendo, e a maioria é confiável. As lanchas saem pela manhã e no valor pago já está incluído o almoço, que é servido no segundo destino do passeio, a Playa Blanca, o prato é composto por arroz de coco, peixe frito, salada e patacones (banana frita).

O trajeto das lanchas funciona da seguinte forma, elas saem do muelle por volta de nove horas da manhã, passam pela playa Blanca umas dez horas para deixar quem não for até o oceanário, chegam ao oceanário por volta de dez e meia e retornam dali mais ou menos meio dia, parando na Playa Blanca novamente para o pessoal almoçar e curtir a praia até as quinze horas, horário de partida de volta a cidade.

Para conhecer a Playa Blanca existem três maneiras, a citada a cima no passeio de lancha, alugando um carro, visto que a Playa Blanca tem acesso por terra, diferente do oceanário, e por fim o tour de ônibus. Nós fizemos tanto de lancha quanto de ônibus, e embora de lancha seja um passeio diferenciado, para aproveitar melhor a praia a melhor opção é o ônibus, mas fique tranquilo que estes veículos são específicos para turismo, com ar condicionado, guia e pontualidade. Caso não deseje conhecer o oceanário opte pelo ônibus, pois ele sai mais cedo, retorna mais tarde e é muito mais tranquilo de viajar que a lancha.

O que você encontra no oceanário: show de golfinhos, peixes e tartarugas expostos em aquários, tanque com tratador alimentando os tubarões e caso queira investir mais um pouquinho, dá para brincar com os golfinhos.

Veja mais imagens de Cartagena em nosso Instagram @clicsdeviagens

5º Passeio de bicicleta pela cidade murada

A Cidade Murada é a área antiga de Cartagena, toda cercada por muralhas construídas para auxiliar a defesa da cidade contra os ataques  sofridos no período de colonização espanhola.

O passeio mais gostoso em Cartagena é caminhar por essa muralha ou pelas ruinhas estreitas e cheias de casa coloridas de arquitetura espanhola. Para melhorar ainda mais o passeio alugue uma bicicleta e ande por todos os cantos da cidade, a segurança é garantida mesmo a noite e o valor do aluguel é baixo, em várias ruas é possível encontrar lojinhas que alugam as bikes, basta deixar um documento, pagar e sair andando. Tire uma noite para esse passeio.


Veja mais fotos de Cartagena das Indias clicando aqui Ou em nosso Instagram @clicsdeviagens


Se quiser encontrar opções excelentes de hospedagem em Cartagena clique aqui, e veja as diversas opções de hotéis do Booking.com, você não paga nada mais por reservar seu hotel pelo nosso link e ainda ajuda o Clics de Viagens a se manter ativo, além do mais suas pesquisas são direcionadas ao site do Booking.com e toda reserva é realizada por lá.


OUTROS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

Qual risco em viajar para a Colômbia?

Isla Cocoliso, águas cristalinas no Caribe colombiano.

7 melhores programas sobre viagens na TV brasileira.


 

Seguro viagem america do sul 320x50

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.